11/07/2022

Candidata Ana Paula se posiciona e repudia mentiras divulgadas acerca de sua conduta

 



 CARTA À COMUNIDADE ESCOLAR DO COLÉGIO PEDRO II


Prezada comunidade escolar do Colégio Pedro II

Custo a acreditar no que tem circulado em redes sociais e grupos de mensagens virtuais de nossa comunidade. A calúnia é tão desocupada, para mim, que demorei a digerir que era possível que tais absurdos ganharam volume e circulação, em nosso ambiente escolar.

Sinto-me aviltada como mulher, professora e cidadã quando chegam a mim tais calúnias.

Quando aceitei o desafio de me candidatar – impulsionada, inicialmente, por colegas do meu convívio diário, por responsáveis e por um grupo expressivo de respeitados profissionais dessa casa -, esperava que muito fosse dito o meu respeito. Entretanto, não contava que poderia tentar apagar uma trajetória profissional de ética, respeito e apreço profundo à democracia. Não contava com ataques pessoais mentirosos.

Como professora da educação básica, sei da importância fundamental da liberdade de cátedra. Não há educação sem o pensamento livre e o estímulo à crítica. A educação passa pela construção de uma juventude atuante na sociedade em que vivemos. No país onde o machismo e o racismo estruturais, e todo tipo de preconceito, seguem matando a cada dia, o compromisso de todo educador deve ser lutar pelo respeito à diversidade e combater tais preconceitos, como feito ao longo de toda a minha carreira.

Princípios éticos nunca serão negociáveis em minha vida pessoal ou profissional.

Sempre agi e agirei com o compromisso, a responsabilidade e a honestidade que sempre pautaram minha conduta nessa instituição. Não fiz, não faço e não farei acordos que firam princípios inegociáveis como a ética e o respeito à diversidade.

São igualmente mentirosas as afirmações de existência de processos de assédio contra mim, na direção do campus. Tratei e trato os servidores com quem trabalho com equidade, respeito, cordialidade e empatia. Nossas decisões, no campus no qual estive na função de diretora-geral, sempre foram democraticamente colegiadas, primando pelo respeito à luta coletiva e pela disponibilidade de dialogar com entidades representativas de trabalhadores. 

Registro aqui meu repúdio à propagação irresponsável de tais mentiras sobre minha pessoa. 

Participei da história de conquista da democracia em nosso país. Conheci o preço que a juventude pagou por um país mais justo e democrático. 

Falando, especificamente, sobre o futuro do Colégio Pedro II, e voltando nossa atenção para a importante decisão que nossa comunidade deveria tomar, nos próximos meses: nossa proposta de plano de gestão reflete os compromissos e valores com os que eu alinho e me comprometo. Convido vocês à leitura atenta e ao diálogo sobre ela.

https://linktr.ee/anapaulareitora

Eu sei do valor da educação como meio de transformação de pessoas. Pessoas que mudam o mundo. Acredito na educação como ato de amor. Então, não alimentemos o ódio inconsequente e mentiroso nessa nossa instituição de ensino.


ANA PAULA GIRAUX LEITÃO


VEJA O VÍDEO DA CARTA

**********************

Convido aos que quiserem  me conhecer melhor que acessem minhas redes sociais, que preservam conteúdos anteriores ao início da campanha. Lá, vocês verão minhas postagens, recentes e antigas, que refletem minhas ideais de vida e profissão.

- Facebook: https://www.facebook.com/apgiraux  - Instagram: @anagiraux



Nenhum comentário:

Postar um comentário