01/07/2022

Diretores-gerais emitem Carta à Comunidade Escolar do Colégio Pedro II

 Rio de Janeiro, 01 de julho de 2022 



Carta à Comunidade Escolar do Colégio Pedro II 


    Em meio ao importante processo para definição dos rumos do Colégio Pedro II no próximo quadriênio, ressaltamos às/aos integrantes da comunidade escolar CPII a importância do acesso à trajetória profissional das/dos candidatas (os) à Reitoria. 

    Trazemos aqui um convite para conhecerem a candidata Ana Paula Giraux pelo olhar de gestoras e gestores que atuam nos diferentes segmentos da escola. 

    A convivência com Ana Paula durante um ou dois mandatos de Direção, nos permite assegurar que hoje a candidata concentra os requisitos necessários para uma gestão extremamente exitosa como Reitora do Colégio Pedro II. Determinação, competência, honestidade e comprometimento com a educação são apenas algumas das qualificações que ela possui para conduzir com segurança nossa escola nos próximos quatro anos. Além de um conhecimento aprofundado acerca da imensa diversidade e das peculiaridades que nos caracterizam como uma instituição que vem se destacando há nada menos que 185 anos no cenário brasileiro, Ana Paula têm demonstrado competência em um modelo de gestão que envolve interlocução, escuta e ação. Possui coragem suficiente para encarar as dificuldades que vêm se interpondo no caminho da Educação Pública no Brasil. Demonstra segurança necessária para conduzir o debate respeitoso e profícuo nos diferentes Conselhos do colégio. Tem iniciativa o bastante para transportar nossas demandas e expectativas para além dos muros da escola, fortalecendo o Colégio no amplo cenário dos Institutos Federais, abrindo possibilidades de convênios com outras instituições e estreitando o relacionamento com outras reitorias.

    Por quase nove anos, Ana Paula geriu o campus Humaitá I com competência e esmero. Em atitude sempre colaborativa, com frequência, compartilhou no grupo de gestores ideias e ações que abriram possibilidades também para outros campi e segmentos da escola. Comprovou a disposição para o trabalho em equipe. Reiterou, com frequência, o entendimento de que cada campus é apenas uma fração do todo que compõe o Colégio Pedro II. Em diversas situações, ressaltou que a Reitoria deveria estar trabalhando lado a lado com as Direções na busca de entendimentos e soluções para os problemas do CPII, ponderando que deveria haver mais escuta e atenção às demandas de gestores, de docentes, de técnicos, de responsáveis e de estudantes, sem que jamais se perdesse o foco no processo de formação do corpo discente. Nessa trajetória, e especialmente diante dos desafios surgidos nos últimos anos (situações sociais críticas, com destaque para a saúde e para a educação), demonstrou disposição para a construção compartilhada, disponibilidade para a troca democrática, comprometimento com o trabalho árduo e coragem para o enfrentamento de dificuldades. Tudo isso e muito mais faz de Ana Paula Giraux nossa candidata para o próximo quadriênio. 

Assinam essa carta:

1- ANDREA BANDEIRA RIBEIRO - Campus Centro. 

2- ARTUR NOGUEIRA GOMES - Campus Duque de Caxias. 

3- CRISTIANE GOMES DE OLIVEIRA - Centro de Ref. em Educação Infantil. 

4- SANDRA MARIA TEIXEIRA PINHEIRO TARANTO - Campus Engenho Novo I. 

5- CAROLINA MARY MEDEIROS - Campus Engenho Novo II. 

6- MÔNICA DE SOUZA COIMBRA QUEIROZ - Campus Niterói. 

7- ELIZA LOBATO - Campus Realengo I.

8- MARIA CRISTINA DA SILVA GALVÃO - Campus São Cristóvão I. 

9- DAISE DIAS GOMES - Campus São Cristóvão III. 

10- LUCIENE MACIEL STUMBO MORAES - Campus Tijuca I.

27 comentários:

  1. Valéria - DA Campus Centro1 de julho de 2022 às 12:04

    Por amor ao CPII , eu apoio !
    Ana Paula REITORA.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Sou servidora do campus Humaitá I e apoio Ana Paula.

    ResponderExcluir
  4. Eu apoio!! Muita garra e competência!! Lucineia Batista- docente HI

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Ana Paula tem meu total apoio! (Juliana Zarur - Artes Visuais do HI).

    ResponderExcluir
  7. Ana Paula tem meu apoio total! Como reitora fará um trabalho incrível e necessário ao CPII! Como Diretora Geral do Humaitá I não mediu esforços para que os projetos das salas de Artes Visuais, Música, Biblioteca e tantas outras saissem do papel! Temos salas equipadas, materiais, organização para oferecermos uma educação de qualidade e uma pedagogia com criatividade. O CPII merce a sensibilidade e competência da Ana Paula como Reitora.

    ResponderExcluir
  8. ANGELICA CARDOSO GUEIROS1 de julho de 2022 às 16:41

    Ana Paula sempre será minha candidata Pela ética, empenho e compromisso e comprometimento com os ideais do Colégio Pedro II. Sigamos de mãos dadas.

    ResponderExcluir
  9. Eu apoio e voto na Ana Paula. No período que minha filha estudou no Campus Humaitá I fui representante da Turma e sempre fui bem recebida, ouvida e tinha prazer em ajudar em todas as ações propostas para o Campus. Tínhamos reuniões mensais com a Direção para troca de informações e sugestões sempre com muita parceria. O Pedro II precisa de uma gestão para todos.

    ResponderExcluir
  10. Sou professora do Campus Humaitá I e apoio a candidatura da Ana Paula para reitora! Excelente administradora. Excelente educadora! Ética, competência pedagógica e administrativa!

    ResponderExcluir
  11. Sou Diretora Geral de um campus do IFFluminense e posso dizer que Ana Paula é uma mulher de garra, corajosa e determinada a fazer o bem a todos bem como a promover as transformações sociais que todos precisamos por meio da Educação Pública de Qualidade! É uma honra dividir com ela nossas caminhadas à Brasília em busca de recursos para nossos campi. Estou certa de que ela é capaz de fazer do CP2 uma Instituição cada vez melhor, num ambiente acessível e colaborativo! Avante, Ana!

    ResponderExcluir
  12. Sou docente há 8 anos no Campus Humaitá I e pude acompanhar as duas gestões da Ana Paula como Diretora Geral. Na primeira, Ana conduziu a reforma do Campus Humaitá I e a estadia na Pequena Cruzada com transparência das ações e com participação da comunidade escolar nos processos decisórios. No segundo mandato, estávamos felizes por voltar ao campus, agora reformado, mas com muitas ajustes ainda para fazer. Ana Paula foi incansável na missão de deixar a estrutura do campus ideal para os estudantes. Destaco ainda a forma como Ana Paula se manteve atuante com a comunidade escolar durante o ensino remoto emergencial. Uma boa gestão faz TODA a diferença nos momentos difíceis! Meu voto é seu, Ana!

    ResponderExcluir
  13. Se a Dna. Inêz apoia a Ana Paula, eu também apoio. Se faz necessário à mudança, renovar é preciso. Está muito engessado a gestão atual. Fora sindicato de dentro do Campus De São Cristóvão.

    ResponderExcluir
  14. Apoio Ana Paula!

    ResponderExcluir
  15. Ana Paula. Você é minha candidata.

    ResponderExcluir
  16. Sou mãe de alunos q já foram do campus Humaitá l , e pude como mãe vê a dedicação e eficiencia na administração da diretora Ana Paula, Dou meu total apoio.

    ResponderExcluir
  17. De mãos dadas com você

    ResponderExcluir
  18. Ana Paula é minha candidata pois sempre se destacou com sua atuação, seja como docente, coordenadora ou gestora. Acompanho seu trabalho desde que entrei no Pedro II e sou testemunha da sua competência e do compromisso e entusiasmo com que sempre trabalhou por nosso Colégio. Ana tem uma visão ampla do cenário, sabe da necessidade de mais integração entre os segmentos escolares e vai, com certeza, fazer uma gestão transparente e democrática.
    Ana Claudia Martinez, docente do campus Humaitá I.

    ResponderExcluir
  19. Excelente pessoa e profissional. Os alunos do CPII merece a Ana Paula como reitora!!!!

    ResponderExcluir
  20. Acho a Ana Paula competente e firme, talvez possa ser sim uma boa reitora, a única ressalva que tenho a ela foi que nós 4 anos que meu filho esteve no Pedrinho não houve merenda (quando o prédio estava em obras pq não havia cozinha na Pequena Cruzada e depois da inauguração não havia gás) então torço que a questão da merenda seja levada mais a sério!

    ResponderExcluir
  21. Trabalhei com Ana Paula durante 8 anos, tempo que tenho de colégio Pedro II. Conheço seu trabalho e por isso ela é a minha candidata. Sua atuação como diretora do campus Humaitá I sempre foi pautada no diálogo e na busca por uma educação pública de qualidade. Competência, entusiasmo e espírito de liderança são características que destacaria em Ana Paula e que, com certeza, serão diferenciais em uma gestão democrática frente à reitoria.

    ResponderExcluir
  22. Gostaria muito de votar na Ana Paula, como faço para votar?

    ResponderExcluir
  23. Pela esperança de um futuro melhor, eu apoio a Ana Paula !

    ResponderExcluir
  24. Trabalhei no Campus Humaitá I, durante 27 anos. Conheço a professora Ana Paula antes dela ser diretora do Campus, e não tenho nada a falar sobre seu trabalho. Super dedicada, firme e democrática. O meu voto para reitora é dela com certeza!!!!!
    Antonio Figueiredo ( Batatão)

    ResponderExcluir
  25. Atenção! Hoje (10/08/22) e amanhã, das 8h às 17h, é o momento de depositarmos na urna a esperança de um CPII com ainda mais qualidade!

    ResponderExcluir