08/07/2022

Servidoras da biblioteca do Humaitá I emitem depoimento para a Campanha Vote Ana Paula





Como bibliotecária do Campus Humaitá I, tenho tido a oportunidade de desenvolver diversas atividades de incentivo à leitura e fortalecimento da biblioteca escolar. Neste ambiente acolhedor do campus, conseguimos realizar ações em total parceria com as direções, chefias, docentes, técnicos, terceirizados e alunos. Mais especificamente,  temos o aval e apoio irrestrito da Diretora Geral Ana Paula Giraux Leitão e da Diretora Pedagógica Marina Alves Novaes e Cruz. Por fim, todos vem abraçando a biblioteca e seus planos para o ano de 2022, são estes:

“Ciranda de livros”: em parceria com os docentes são selecionados livros do acervo da biblioteca para serem utilizados em ações dentro da sala de aula.

“Encontro com o autor”: em parceria com a equipe de Literatura estão programados encontros com autores de livros, com o objetivo de incentivar a leitura e a produção de textos. À exemplo do evento que será realizado com a autora Sônia Rosa no dia 5 de julho, com as turmas do 4º e 5º anos. 

“Sala de Estudos e Pesquisa da Comunidade CHI”: espaço criado para toda a comunidade do campus, tanto servidores, quanto terceirizados. Nele é possível ler, estudar,  utilizar o computador, fazer reuniões, ou apenas descansar. Os docentes podem utilizá-lo para corrigir provas, trabalhos, organizar atividades, ou qualquer outra demanda com o conforto de um local com um mesa grande, cadeiras confortáveis, ar condicionado, livros de apoio e um computador com acesso a internet. Este local foi criado pela Direção com o apoio da biblioteca, mas com a proposta de ser gerido pela própria comunidade. 

Produção de eventos: em parceria com a equipe de Literatura, a biblioteca atuará na execução dos espetáculos aprovados na  Chamada Interna da PROPGPEC do Programa de Apoio a Eventos Artísticos e Culturais. Os eventos serão realizados em outubro onde serão utilizadas diversas expressões artísticas visando a difusão da cultura popular brasileira por meio do uso da literatura. 

Acervo atualizado: foram adquiridos 1.861 livros entre 11/12/2020 e 03/05/2021, que representam um investimento total de R$ 44.069,61 reais. 

Projeto “Criança amiga da biblioteca”: teve início em 2018 e reinaugurado em 2022, foram abertas inscrições para os alunos que desejam participar das atividades da biblioteca durante o horário do recreio. Hoje, contamos com 42 crianças, divididas entre os turnos da manhã e da tarde. O projeto tem como objetivos: incentivo à leitura no momento em que uma criança sugere livro para a outra; exercício da escrita e a concentração ao apoiar a atividade de empréstimo dos livros; estímulo da elaboração do pensamento, a capacidade de síntese e desenvoltura ao falar com a contação de histórias e sugestões de livros; pensamento de classificação e alfabetação ao ajudar na organização das estantes; responsabilidade e comprometimento ao ajudar na organização do espaço da biblioteca ao final de cada recreio.

“Biblioteca também como espaço para aulas”: foi criado um calendário semanal em que a biblioteca foi organizada para atender as demandas da equipe de Literatura, o trabalho interno de processamento técnico e os professores que desejam dar aula utilizando o espaço da biblioteca. 

Aumento total do número de empréstimos: as ações de incentivo à leitura realizadas em parceria com os professores na “ciranda dos livros” e no projeto “criança amiga da biblioteca”, além das diversas aulas que acontecem no espaço da biblioteca,  pudemos identificar um aumento significativo de empréstimos de livros de mais 115 exemplares nos últimos 30 dias o que representam um montante total de 589 empréstimos.

Clube Xadrez: a convite do professor Frederico da disciplina de Física do campus Humaitá II, tem funcionado todas as segundas entre meio dia e uma hora da tarde o clube com um total de 19 crianças. 
Mais espaço na biblioteca: em parceria com a equipe do SOE a biblioteca foi organizada para aumentar sua capacidade de atendimento durante o horário do recreio, com o aumento do número de lugares e do espaço interno. 

“Além de livros e leitura”: além de anfitriã do Clube de Xadrez, a biblioteca também abriu espaço para jogos de tabuleiro, desenho, pintura e outras atividades que queiram ser desenvolvidas pelos alunos(as) que não interfiram na leitura dos livros e nos empréstimos. 

Computadores: temos computadores onde é possível ver vídeos, desenhar, jogar, entre outras atividades de interesse dos alunos. 

“Aula de biblioteca”: ação que será desenvolvida no segundo semestre de 2022, no formato de aula, em que a bibliotecária e o docente estarão desenvolvendo atividades com os alunos de modo a propiciar a literacia e as habilidades para o acesso à informação de qualidade.

Esta e muitas outras ações estão sendo planejadas pela biblioteca graças ao apoio que tem recebido por parte de todos do campus Humaitá I. 

Assinam o documento:

Cristiane Almeida Rodrigues
Bibliotecária Chefe

Carla Regina Paz de Freitas
Auxiliar de Biblioteca







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário